segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaSenado aprova projeto que exige auditoria externa em barragens de mineração para...

Senado aprova projeto que exige auditoria externa em barragens de mineração para aumentar segurança

- Publicidade -Google search engine

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal deu aval, nesta terça-feira (15), a um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade das empresas de mineração contratarem auditorias externas para validar as inspeções realizadas em barragens de rejeito.

O projeto, proposto pela ex-senadora Rose de Freitas, teve relatoria do senador Carlos Viana (Podemos) e agora seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

A proposta busca alterar a legislação que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens, impondo às mineradoras a necessidade de contratar auditorias externas para avaliar as medidas de segurança aplicadas em suas operações.

Durante a aprovação, os senadores mencionaram os desafios enfrentados pelos órgãos de fiscalização, como a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para monitorar todas as atividades do setor.

O relator do projeto ressaltou que, apesar da competência das equipes internas de engenheiros das mineradoras em seu trabalho técnico, elas continuam subordinadas aos gestores responsáveis pela produção, o que pode impactar a independência das inspeções.

Carlos Viana concluiu, afirmando: “Estamos fortalecendo a segurança no setor de mineração. Espero que tragédias como as de Brumadinho e Mariana nunca mais aconteçam.”

*Com informações de Itatiaia

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -