sexta-feira, 17 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGAções da Serabi Gold disparam após acordo com comunidades indígenas para desenvolvimento...

Ações da Serabi Gold disparam após acordo com comunidades indígenas para desenvolvimento do projeto Coringa

- Publicidade -

As ações da Serabi Gold tiveram um grande aumento em Londres na última segunda-feira, após a mineradora de ouro com foco no Brasil anunciar um acordo com representantes de comunidades indígenas, confirmando seu apoio ao desenvolvimento de longo prazo do projeto Coringa. Com as notícias, as ações subiram 21% para 27,9p, e ao final do pregão, ainda apresentavam alta de mais de 13% a 26p.

O projeto Coringa, localizado a 200 km do complexo de mineração de ouro Palito de Serabi, no norte do Brasil, é considerado um ativo estratégico para a empresa, e está previsto para dobrar a produção de ouro da companhia quando estiver em pleno funcionamento. A produção combinada de ouro de Palito é atualmente de cerca de 40.000 onças por ano, e o projeto Coringa deve adicionar uma média de 38.000 onças por ano, uma vez que estiver em produção.

Permitir uma mina no Brasil, especialmente para instalações de armazenamento de resíduos, tornou-se mais rigoroso nos últimos anos após o colapso de duas grandes barragens de rejeitos em minas de minério de ferro no país. A subsidiária local da Serabi Gold enfrentou ações do Ministério Público Federal em 2017, visando cassar a licença de operação concedida pelo órgão ambiental estadual.

Embora o processo tenha sido arquivado em 2018, novas reivindicações foram apresentadas em 2020, mas a empresa seguiu avançando em um acordo com os representantes das comunidades indígenas.

As comunidades indígenas envolvidas no acordo concordaram em não tomar medidas para suspender o desenvolvimento do projeto Coringa, reconhecendo os benefícios econômicos locais diretos e indiretos de longo prazo. Além disso, concordaram que as licenças e títulos concedidos até o momento para o projeto são válidos.

O CEO Mike Hodgson, ao comentar sobre o acordo, afirmou que espera que a redução significativa da incerteza proporcionada pelo acordo forneça uma plataforma sólida para a empresa avançar com confiança em relação ao desenvolvimento do projeto. A Serabi Gold acredita que a região do Tapajós, onde o projeto está localizado, é uma província mineral importante e pouco explorada, com grande potencial de produção de ouro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -