sábado, 2 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioProjetosVale altera nome de mina e barragem em busca de equidade racial

Vale altera nome de mina e barragem em busca de equidade racial

- Publicidade -Google search engine

A Vale anunciou a alteração do nome da mina e barragem Capitão do Mato, localizadas em Nova Lima, Minas Gerais, para mina e barragem Horizontes. A mudança reflete o compromisso da empresa com a equidade racial, combatendo termos historicamente associados à escravidão e ao racismo.

O termo “capitães do mato” no Brasil colonial referia-se a indivíduos que caçavam e puniam pessoas escravizadas fugitivas, sendo considerado racista. A Vale adquiriu a mina e a barragem, anteriormente chamadas de Capitão do Mato, em 2007. A mina começou a operar em 1992 e a barragem em 2014, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Para selecionar o novo nome, a empresa realizou um concurso interno, destacando sua cultura diversa e inclusiva. O nome “Horizontes” foi a opção mais votada e sugerida por um analista de operações da Vale. A mudança faz parte do compromisso da Vale com a promoção da equidade racial, incluindo a meta de ter 40% das posições de liderança ocupadas por empregados negros no Brasil até 2026.

A Vale também lançou o programa “Potencializando Talentos Negros”, uma capacitação interna para empoderar profissionais negros e acelerar seu desenvolvimento. Além disso, a empresa abriu o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, em parceria com consultores especialistas em pautas raciais, com o objetivo de promover a diversidade e inclusão.

A Vale tem promovido campanhas de conscientização e ações de letramento racial, incluindo o Circuito de Letramento Antirracista – Pequena África no Rio de Janeiro. A empresa também é membro do Movimento pela Equidade Racial (MOVER) e do Pacto de Promoção da Equidade Racial, demonstrando seu compromisso com o enfrentamento do racismo e a promoção da diversidade no ambiente de trabalho.

A iniciativa da Vale de mudar o nome da mina e da barragem Horizontes representa um passo significativo em direção a um ambiente de trabalho inclusivo e antirracista.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -