sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaPolítica Mineral de Goiás discute infraestrutura e mineração em Anápolis

Política Mineral de Goiás discute infraestrutura e mineração em Anápolis

- Publicidade -

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SIC), realizará no dia 1º de agosto a sexta rodada de discussões da Política Mineral Goiana. O evento, que ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Anápolis às 8h30, terá como tema principal “Infraestrutura e mineração”.

A iniciativa faz parte dos projetos “Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral” (MAP) e “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)”, que visam embasar políticas públicas e diretrizes para o Setor Mineral goiano.

A equipe de pesquisadores, formada por especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA), está desenvolvendo estudos e pesquisas para discutir os desafios, soluções, cenários prováveis e visão de futuro do setor mineral.

Mineração em Goiás

Essas informações serão fundamentais para a definição de um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, bem como para orientar a política de mineração em Goiás.

Durante os eventos temáticos, que já ocorreram em diferentes cidades do estado, diversos tópicos têm sido abordados, como os desafios para a geologia, mineração e transformação mineral, a mineração como estratégia de desenvolvimento regional, a pequena e média mineração, a relação entre mineração, meio ambiente e sociedade, os minerais estratégicos, o potencial de rochas ornamentais, entre outros.

A participação do setor produtivo e da sociedade tem proporcionado um amplo debate e uma interlocução importante para o desenvolvimento do setor mineral em Goiás.

O Plano Estadual de Mineração (PERM-GO) também contempla ações de fomento, apoio institucional e parcerias para capacitação e valorização dos micros e pequenos mineradores. A expectativa é que o evento em Anápolis contribua para a definição de diretrizes e ações concretas que impulsionem o setor mineral no estado, promovendo o desenvolvimento regional e o fortalecimento da indústria de mineração em Goiás.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -