Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Jangada Mines PLC, empresa britânica, anunciou a nomeação de Paulo Guimarães Misk como seu novo diretor-presidente (CEO), marcando uma nova fase de crescimento para a companhia no Brasil. Com quatro décadas de atuação no setor mineral e histórico de liderança premiada, Misk será responsável por impulsionar o desenvolvimento do Projeto de Ouro Paranalta, considerado pela empresa um ativo escalável e de alta qualidade em uma das jurisdições mineradoras mais consolidadas do país.
Misk construiu carreira em todas as etapas do ciclo de projetos de mineração, principalmente no Brasil, e comandou a recuperação da Largo Inc., levando a companhia de uma situação próxima à falência a um lucro líquido de US$ 316 milhões em dois anos. Também ocupou cargos de liderança na Anglo American, AMG e RHI Magnesita, e entregou projetos complexos em diferentes commodities, incluindo lítio, ouro, vanádio, titânio e nióbio.
Reconhecido com múltiplos prêmios — entre eles o de “Personalidade da Mineração do Ano” no Brasil em 2019, da Revista Brasil Mineral — Misk é membro do conselho da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM).
Liderança para nova fase
Sobre a sua nomeação, Misk afirmou: “Jangada tem um portfólio empolgante e uma clara estratégia de desenvolvimento corporativo, a qual eu acredito que possui potencial excepcional. Meu objetivo é construir sobre esta base forte, impulsionar valor a partir dos ativos existentes, e ajudar em garantir oportunidades adicionais que aproveitam nossa expertise interna, finalmente criando uma entidade de mineração significativa e valor para todos os envolvidos”.
A Jangada Mines afirmou que Misk chega ao comando da companhia com décadas de experiência na geração de valor em operações de mineração complexas, o que o coloca, segundo a empresa, em posição privilegiada para liderar a nova fase de crescimento. O executivo terá como prioridade acelerar o desenvolvimento do Projeto de Ouro Paranalta, no Brasil, apontado pela mineradora como um ativo com alto potencial de escala e qualidade em uma jurisdição já consolidada no setor. A expectativa é que sua liderança seja decisiva para transformar esse potencial em resultados de forma eficiente e sustentável.
A mudança também inclui uma reorganização na estrutura corporativa: a atual liderança executiva passará a atuar em função não executiva, medida que, de acordo com a empresa, manterá estáveis os custos administrativos. Para a Jangada, a nomeação de Misk reforça o compromisso de transformar a operação em um negócio mais focado e orientado por excelência técnica, com perspectiva de avanços rápidos sob sua condução.















