domingo, 25 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaJaguar Mining investe em tecnologia de topografia para melhorar mineração de ouro

Jaguar Mining investe em tecnologia de topografia para melhorar mineração de ouro

- Publicidade -Google search engine

A Jaguar Mining está focada em aprimorar suas atividades diárias por meio de investimentos em inovação e tecnologia em suas minas de ouro. Uma das mais recentes aquisições da empresa é o Miner Operated Survey System (MOSS), um sistema operado de pesquisa em mina, que já está em pleno funcionamento na Unidade Pilar, em Santa Bárbara, e na Unidade MTL, em Conceição do Pará, ambas em Minas Gerais.

O MOSS é um software de topografia subterrânea que integra especificações e desenhos do projeto da mina, realizando marcações topográficas de forma automática. Ele fornece informações em tempo real para técnicos, engenheiros e geólogos.

Na Mina de Ouro Pilar, em Santa Bárbara (MG), a Jaguar Mining conta com uma equipe de profissionais especializados para operar o MOSS. Um deles é Alexsandro de Oliveira, topógrafo com mais de 14 anos de experiência em mineração subterrânea, sendo 4 deles na empresa. Ele recebeu treinamento da NSS Canada, empresa parceira da Jaguar Mining na implantação do sistema, e é um dos responsáveis pela execução das atividades relacionadas ao equipamento na Unidade Pilar.

“O equipamento ajuda a direcionar precisamente os locais a serem perfurados e até onde isso será feito. O principal benefício é ter informações em tempo real no campo para tomar decisões rápidas”, explica Oliveira.

Segundo a fabricante do MOSS, é possível reduzir o desperdício de material entre 15% e 20%. As equipes de frente de lavra recebem um amplo feedback do software para ajudar a melhorar a perfuração, evitando desvios em relação ao projeto. Os dados coletados são analisados pelo software em até cinco minutos.

Sérgio Yngor dos Santos, Gerente de Serviços Técnicos da Unidade Pilar, destaca que o investimento nessa nova tecnologia reflete o compromisso da empresa com a excelência operacional e a inovação. “A introdução de novas tecnologias nos processos de produção da Jaguar Mining é mais um passo em direção à nossa busca pela qualidade, aumentando a segurança, a eficiência operacional e a relação custo-benefício em nossas operações subterrâneas.”

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -