sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaDescoberta de depósito de lítio em antigo supervulcão pode revolucionar setor de...

Descoberta de depósito de lítio em antigo supervulcão pode revolucionar setor de veículos elétricos

- Publicidade -

Pesquisas recentes apontam que a caldeira McDermitt, localizada na fronteira entre Oregon e Nevada, pode conter mais de 132 milhões de toneladas de lítio, o que poderia suprir a demanda global por décadas.

Essa descoberta pode tornar os EUA um importante fornecedor de lítio para a indústria de veículos elétricos (VE) e superar o maior depósito de lítio conhecido no mundo, o Salar de Atacama, na Bolívia.

A extração de lítio tradicional é conhecida por ser um processo poluente e trabalhoso. No entanto, devido à forma como a caldeira McDermitt se formou após uma erupção vulcânica, o lítio sedimentar vulcânico pode ser extraído de forma menos invasiva e prejudicial ao meio ambiente.

Os cientistas sugerem que a mineração de lítio nos locais certos pode produzir esse recurso de forma eficiente, com baixa geração de resíduos. No entanto, a proposta de expansão da exploração de lítio na caldeira McDermitt enfrenta oposição de tribos locais, que consideram a área sagrada.

A mineração poderá começar em 2026, dependendo do resultado das ações judiciais e da quantidade real de lítio na caldeira.

Essa descoberta representa uma oportunidade significativa para os EUA na busca por uma cadeia de abastecimento de VE mais sustentável e local.

“Desenvolver uma cadeia de abastecimento sustentável e diversificada para atender às metas de energia com baixo teor de carbono e de segurança nacional requer a mineração de recursos domésticos de lítio da mais alta qualidade com as menores proporções de resíduo: minério para minimizar tanto o volume de material extraído da Terra,” observaram os pesquisadores em um estudo publicado na Science Advances. “Recursos sedimentares de lítio vulcânico têm o potencial de atender a esse requisito, pois tendem a ser depósitos rasos com baixas proporções de resíduo.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -