Publicidadespot_img
InícioInternacionalChina busca identificar recursos minerais e energéticos com projeto de perfuração profunda

China busca identificar recursos minerais e energéticos com projeto de perfuração profunda

Em uma tentativa de explorar novos territórios abaixo da superfície terrestre, cientistas chineses embarcaram em um projeto para perfurar um poço de 10.000 metros na crosta terrestre. Essa empreitada marca o esforço da China em adentrar as profundezas do planeta e solidificar sua posição como a segunda maior economia do mundo.

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, a perfuração para o que está sendo esperado como o poço mais profundo da China teve início na terça-feira, na região rica em petróleo de Xinjiang. Mais cedo naquela manhã, a China também lançou seu primeiro astronauta civil ao espaço, partindo do Deserto de Gobi.

O estreito poço irá penetrar mais de dez estratos continentais, atingindo o sistema cretáceo na crosta terrestre, que possui rochas com aproximadamente 145 milhões de anos, conforme relatado.

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos”, disse Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia.

O projeto, liderado pela China National Petroleum Corp., visa obter dados sobre a estrutura interna da Terra, ao mesmo tempo em que testa tecnologias de perfuração profunda subterrânea. Estima-se que a empreitada leve 457 dias para ser concluída.

Em um discurso dirigido aos principais cientistas do país em 2021, o presidente Xi Jinping pediu maior progresso na exploração da Terra profunda. Essa iniciativa poderia ajudar na identificação de recursos minerais e energéticos valiosos e na avaliação dos riscos de desastres ambientais, como terremotos e erupções vulcânicas.

Vale ressaltar que o poço mais profundo já feito pelo homem na Terra continua sendo o Poço Superprofundo de Kola, na Rússia, que atingiu uma profundidade de 12.262 metros em 1989, após 20 anos de perfuração.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -