segunda-feira, 22 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEventosBrasil pode liderar transição energética mundial

Brasil pode liderar transição energética mundial

Oportunidade de liderança global em pauta

- Publicidade -

VIII Encontro de Executivos do Setor Mineral promovido pela ADIMB reuniu em Brasília, nesta terça-feira (15/8) empresários, consultores, gerentes de pesquisa e representantes do governo e entidades que atuam no setor mineral brasileiro para debater o papel do país na corrida por minerais estratégicos que vão impulsionar a transição energética que promete revolucionar a economia mundial nas próximas décadas.

”Brasil tem uma oportunidade única de liderar a transição para  economia de baixo  que promete  revolucionar a economia do  mundo nas próximas  décadas. O país possui  reservas  de minerais  estratégicos, como cobre, níquel, cobalto, lítio, titânio, terras raras, nióbio e grafita, considerados essenciais para impulsionar a transição energética e precisa aproveitar essa oportunidade”  disse Joe Mazumdar, analista de exploração  mineral  canadense, durante  palestra no Encontro de Executivos  do Setor Mineral Brasileiro.

 Mazumdar apresentou uma visão holística e crítica da oferta e demanda de minerais críticos para transição energética global. Segundo o especialista, o Brasil  está  bem posicionado, em termos  de reservas, mas precisa  desenvolver sua  capacidade  de processamento  para agregar valor a sua produção  de  minerais críticos  para energias limpas. O especialista  explicou que para  países ocidentais, como  EUA e  da  Europa, o domínio da China na produção de terras  raras  e grafite é problemático, porque  os chineses  controlam a capacidade de processamento  da maioria dos minerais críticos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -