sexta-feira, 17 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaBHP e Vale enfrentam julgamento em Londres por tragédia em Mariana

BHP e Vale enfrentam julgamento em Londres por tragédia em Mariana

- Publicidade -

A BHP e a Vale, duas das maiores mineradoras do mundo, estão sendo julgadas nesta quarta-feira (12) em um tribunal de Londres por uma ação coletiva que pode resultar em multa de £ 36 bilhões (US$ 44 bilhões).

O processo diz respeito ao colapso de uma barragem em Mariana (MG) em 2015 em uma mina de minério de ferro controlada pela Samarco, joint venture das duas empresas, que resultou na morte de 19 pessoas e foi considerado o pior desastre ambiental da história do Brasil.

O caso, levado a julgamento por cerca de 720.000 brasileiros, busca determinar a responsabilidade legal e financeira pelo desastre. Os promotores federais brasileiros argumentam que as mineradoras falharam em tomar medidas que poderiam ter evitado o colapso da barragem. No entanto, as empresas afirmam que cumpriram a lei brasileira e que sempre priorizaram a segurança.

O processo, um dos maiores da história jurídica inglesa, começou em 2018 e foi arquivado, mas uma decisão do Tribunal de Recurso permitiu que prosseguisse. A BHP solicitou que a Vale se juntasse ao caso e contribuísse com os danos caso fosse considerada responsável, porém, a mineradora brasileira contestou a jurisdição do tribunal e alegou que Londres não é o local apropriado para o processo.

O julgamento está marcado para começar em 7 de outubro de 2024 e faz parte de uma série de processos movidos em diferentes países em decorrência do desastre da barragem.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -