Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) promove, no próximo dia 23 de setembro, em Brasília, o seminário “Avanços da Legislação de Mineração Subterrânea”, reunindo especialistas, representantes do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de executivos de mineradoras, para discutir o futuro do trabalho em minas subterrâneas no país.
O evento abordará como a evolução tecnológica e operacional nas últimas seis décadas alterou significativamente as condições de trabalho em subsolo e como a legislação vigente precisa ser modernizada. Atualmente, o Brasil conta com 31 minas subterrâneas em operação, e a tendência é que a extração ocorra cada vez mais em maiores profundidades exigindo novas regras adaptadas à realidade tecnológica.
A programação inclui três painéis onde serão abordados tecnologia e segurança do trabalho, legislação e impactos econômicos. O encontro busca consolidar entendimentos e avançar em soluções negociadas para elevar os padrões de saúde e segurança ocupacional, reduzir riscos, promover qualidade de vida no trabalho e alinhar práticas ao desenvolvimento técnico e econômico do setor.
Inscrições em: https://mineracao-subterranea.abpm.net.br/