quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGSamarco inicia comissionamento de filtro prensa para avaliar disposição de rejeitos

Samarco inicia comissionamento de filtro prensa para avaliar disposição de rejeitos

- Publicidade -

A Samarco deu início, em julho, ao comissionamento do filtro prensa, um equipamento semi-industrial que possibilitará a construção de aterros experimentais com diferentes cenários de mistura de rejeito arenoso e lama. Essa iniciativa faz parte do Programa Estratégico de Soluções para Reserva, Rejeitos e Estéril.

O sistema de filtragem, que inclui o filtro, bomba, compressor e outros periféricos, está sendo comissionado, conforme explicou Gil Ribeiro, engenheiro especialista em Inovação. Os testes estão previstos para serem finalizados em abril de 2024.

O projeto foi desenvolvido pela Gerência de Inovação com a colaboração de várias outras gerências, incluindo a Gerência de Gestão de Ativos, responsável pela implementação, considerando a conformidade com as normas regulamentadoras vigentes e os procedimentos de segurança para garantir a confiabilidade e segurança na operação do filtro prensa.

Desde a retomada gradual das operações, a Samarco opera com um sistema de filtragem e empilhamento a seco de cerca de 80% do rejeito gerado. Agora, o objetivo é avaliar o comportamento de diversas misturas de rejeito arenoso e lama, incluindo 100% de lama, bem como sua filtrabilidade e estabilidade na formação de pilhas e outros parâmetros geotécnicos.

Essa avaliação abrangente é um avanço importante para o desenvolvimento de soluções mais seguras e eficientes para o tratamento e disposição dos rejeitos, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade ambiental das operações da Samarco.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -