domingo, 25 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioInternacionalCodelco, maior produtora de cobre do mundo, enfrenta risco de insolvência

Codelco, maior produtora de cobre do mundo, enfrenta risco de insolvência

- Publicidade -Google search engine

A Codelco, principal produtora global de cobre, enfrenta o risco de insolvência devido a custos crescentes e dívidas acumuladas por projetos que não atingiram as metas de produção, alerta o Centro de Estudos de Cobre e Mineração do Chile (CESCO) em um relatório recente.

O CESCO, um órgão influente da indústria financiado por eventos, destaca que os custos excessivos em projetos de atualização de cinco minas da Codelco, chamados de “projetos estruturais”, podem elevar a dívida da empresa para cerca de US$ 30 bilhões até 2030, comparado aos atuais $18 bilhões.

A Codelco respondeu que mantém uma posição financeira sólida e acesso aos mercados financeiros, e que o controle do crescimento da dívida é um foco importante.

A produção de cobre da Codelco, no primeiro semestre de 2023, foi a menor em 25 anos, totalizando 633.000 toneladas métricas.

O relatório do CESCO também destaca a saída do presidente-executivo da Codelco, Andre Sougarret, e questiona os investimentos da Codelco em projetos de lítio, considerando que a empresa deveria focar mais na eficiência da governança e supervisão antes de acumular mais dívidas.

A Codelco tem papel crucial na indústria de mineração do Chile, sendo necessário reativar sua produção de cobre após 25 anos de declínio.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -