A mineradora Vale divulgou os resultados operacionais do primeiro trimestre de 2025, com destaque para o aumento nas vendas de minério de ferro e avanços importantes em projetos estratégicos. Mesmo com alguns desafios climáticos, a companhia manteve o desempenho dentro do esperado e reforçou seu compromisso com as metas de produção para o ano.
Segundo o relatório, as vendas de minério de ferro totalizaram 66,1 milhões de toneladas (Mt), um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O bom resultado foi impulsionado pela flexibilidade da cadeia logística da empresa, que utilizou estoques avançados para suprir a demanda, apesar da queda de 4% na produção total do minério, que fechou o trimestre em 67,7 Mt. O volume menor se deve, principalmente, ao alto índice de chuvas que impactou o Sistema Norte.
Ainda assim, o complexo S11D se destacou, alcançando o melhor desempenho já registrado para um primeiro trimestre. Já a produção de pelotas atingiu 7,2 Mt, uma queda de 15% em relação ao mesmo período de 2024, devido à menor disponibilidade de pellet feed.
Outro destaque do trimestre foi o progresso no comissionamento dos projetos VGR1 e Capanema, que devem aumentar a flexibilidade operacional da companhia ao longo do ano e garantir a aderência ao guidance de produção para 2025.
No segmento de metais básicos, o desempenho foi positivo. A produção de cobre cresceu 11% na comparação anual, totalizando 90,9 mil toneladas, com bons resultados nas operações de Salobo, Sossego e Voisey’s Bay, impulsionadas pela entrada em operação de Salobo 3 e pelas minas subterrâneas no Canadá.
O níquel também apresentou crescimento: 43,9 mil toneladas produzidas no trimestre, alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi favorecido pelo aumento da produção em Onça Puma, após a reforma do forno, e pela evolução do projeto VBME, no Canadá.