A Vale, apoiadora do Instituto Inhotim desde 2008, anunciou uma parceria de longo prazo no valor de R$ 400 milhões a fim de garantir a sustentabilidade do instituto e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Brumadinho, além de fortalecer o setor turístico-cultural da região.
Como resultado, a entrada no Inhotim será ampliada, os projetos educativos expandidos e a economia local estimulada. A iniciativa também visa democratizar o acesso ao museu, alinhado com o projeto “O Inhotim de Todos e para Todos”.
A partir de julho, a gratuidade no Inhotim será estendida, oferecendo entrada gratuita para todos os visitantes às quartas-feiras. Além disso, moradores de Brumadinho cadastrados no programa “Nosso Inhotim”, crianças de 0 a 5 anos e guias de turismo credenciados continuarão tendo entrada gratuita todos os dias.
Lucas Pessôa, diretor-presidente do Inhotim, declarou que essa parceria fortalece a instituição como uma entidade viva, dinâmica e relevante. Os recursos permitirão a manutenção do acervo artístico e botânico, a ampliação da programação artística e cultural, além da expansão dos projetos socioeducativos que já beneficiaram mais de 600 mil crianças e jovens de Brumadinho.
A parceria também trará benefícios para o desenvolvimento econômico local, gerando cerca de 700 empregos diretos. Segundo dados do Boletim de Inteligência Turística, o turismo em Brumadinho emprega 1.065 pessoas diretamente e 437 indiretamente, abrangendo áreas como hospedagem, alimentação e produção associada ao turismo, como o artesanato.
Vale apoia Inhotim
Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, afirmou que a parceria visa contribuir integralmente para a reparação de Brumadinho, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.
A Vale irá transferir os recursos ao longo dos próximos 10 anos, metade por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a outra metade como verba livre. A estrutura inovadora do aporte busca estimular a captação de recursos não incentivados de outros parceiros, fortalecendo a sustentabilidade e independência do instituto.
A parceria também possibilitou a institucionalização do projeto “O Inhotim de Todos e para Todos”, que busca consolidar a vocação pública do museu e ampliar sua programação artística e socioeducativa. O programa incluiu a doação de um valioso acervo por Bernardo Paz, fundador do Inhotim, e a constituição de uma nova governança liderada pela diretoria do instituto.
Um novo Conselho Deliberativo, com ampla representatividade da sociedade civil, foi criado para garantir a perenidade e a sustentabilidade financeira do museu, atuando como guardião da nova governança da instituição. Essas medidas visam assegurar o acesso democrático à arte, cultura e educação, promovendo o crescimento de Inhotim e da região de Brumadinho.