Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Redação
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, celebrou a aprovação do Projeto de Lei 25.915/2025, que altera o nome e amplia a atuação da estatal. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em votação realizada nesta terça-feira (30), transforma a CBPM em Companhia Baiana de Produção Mineral, abrindo caminhos para que a empresa atue não apenas na pesquisa, mas também na produção e fomento à atividade mineral.
“Estou contente porque a gente está fazendo história. A CBPM não vai mudar apenas o nome de Companhia Baiana de Pesquisa Mineral para Companhia Baiana de Produção Mineral. A gente hoje está construindo uma perspectiva de produção mineral em que a sustentabilidade e a inclusão vão se tornar marcas da nossa atuação”, afirmou Carballal.
Marco histórico
O novo modelo institucional da CBPM permitirá a criação de subsidiárias, a realização de parcerias público-privadas e a inserção no mercado de capitais. A companhia também poderá prestar serviços técnicos, investir em projetos de descarbonização e na implementação de práticas ESG como eixo de atuação.
Para o presidente da CBPM, a aprovação do PL representa um marco histórico para o estado da Bahia:
“Esse momento marca a história do povo da Bahia. É uma lei que demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a transição energética, com a salvação do planeta, mas acima de tudo, garantindo que esta riqueza possa ser dividida com o povo da Bahia”.
Henrique Carballal
Protagonismo nacional
A aprovação do PL também posiciona a Bahia como protagonista no cenário da mineração brasileira, ao permitir que a estatal seja parte ativa em projetos estratégicos de minerais críticos e estratégicos, considerados essenciais para a transição energética global.