Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, a Moisaic reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao apresentar os novos resultados de sua iniciativa pioneira no Brasil, desenvolvida em parceria com a Yattó. Em cerca de um ano, o projeto evoluiu significativamente: o percentual de material reciclado nas embalagens passou de cerca de 30% para 50% aproximadamente.
Após 1 ano e 5 meses de implementação, a ação já resultou na coleta de 113.535 kg de material reciclável em 16 operações realizadas em seis estados — com destaque para São Paulo, responsável por 38,2% do total, e o Paraná, com 25%. Localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo, a unidade da Mosaic em Cajati lidera em volume de retorno, com 43.350 kg de embalagens coletadas.
Além de promover a economia circular, a iniciativa gerou benefícios ambientais expressivos. Ao todo, 65.627 unidades de embalagens de produtos entregues foram desviadas de aterros sanitários, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente. A ação também evitou a emissão de 159 toneladas de CO₂ na atmosfera — o equivalente ao que seria absorvido por mais de mil árvores ao longo de 20 anos.
Além disso o projeto economizou 655.551 kWh de energia elétrica e reduziu o consumo de 1,14 tonelada de combustíveis fósseis. Esses resultados reforçam o potencial transformador de soluções sustentáveis na cadeia do agronegócio.
Logística reversa dos Big Bags é realidade na companhia
“Na Mosaic, entendemos que sustentabilidade não pode ser um tema paralelo — ela precisa estar integrada à estratégia Comercial da companhia. As big bags sustentáveis refletem esse compromisso: conseguimos reduzir até 3 toneladas de CO₂ a cada 10 mil unidades produzidas”, afirma Janice Prestes, diretora Comercial da Mosaic.
A executiva conta que o uso de material reciclado (PCR) nas embalagens tem se mostrado uma escolha assertiva, “unindo responsabilidade ambiental e valorização dos nossos produtos junto aos clientes”.
Para José Antonio Teixeira Junior, gerente de projetos da Yattó, parceira da iniciativa, o programa de logística reversa dos Big Bags já é uma realidade — e a expectativa é de crescimento contínuo, com o engajamento de todos os elos da cadeia.
“Queremos que esse avanço aconteça não por obrigação regulatória, mas por um verdadeiro compromisso com o impacto socioambiental”, afirma. A ação reforça o papel da indústria na construção de soluções circulares e sustentáveis para o agronegócio.
“Até agora, o programa já evitou que mais de 65 mil bags fossem descartados em aterros sanitários ou, pior ainda, queimados — prática que ainda ocorre e gera emissões diretas de CO₂, causando sérios danos ao meio ambiente e à sociedade. Nosso trabalho é justamente reduzir esse impacto negativo e transformar resíduos em valor”, comenta Junior.
Em 2024, cerca de 20% do volume B2C expedido pela empresa — aproximadamente 1,4 milhão de toneladas — já foi entregue em embalagens sustentáveis. Para 2025, a companhia mira um avanço significativo: atingir 50% desse volume utilizando bags feitos com resina reciclada pós-consumo. Para tornar essa meta realidade, a Mosaic aposta em uma mobilização conjunta, envolvendo equipes comerciais, clientes e comunidades recicladoras próximas às suas unidades.
“A proposta é ampliar a adoção das embalagens recicláveis, ao mesmo tempo em que se promove impacto social positivo e se fortalece a cadeia da reciclagem”, diz Janice.
Sobre a Mosaic
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic a Mosaic atua da mina ao campo buscando solucionar desafios de maneira diferente, refletindo seu espírito inovador reconhecido mundialmente. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. Sua produção se dá com base em conhecimentos sólidos, adquiridos a partir de evidências científicas que garantem a eficácia de seus produtos.
A companhia opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos, para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. No Brasil, está presente em mais de dez estados, tendo presença também no Paraguai.
Em 2024, a empresa completou duas décadas de compromisso em ajudar a alimentar uma população global cada vez maior, promovendo, para isso, ações que visam transformar a produtividade do campo e a realidade dos locais onde atua, de forma segura, sustentável e inclusiva.
Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br