A Mineração Morro do Ipê, empresa sediada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entrou para o time de parceiros da TIM ao adotar a conectividade 4G em 700MHz. Fundada em 2016, a mineradora gerencia as minas Ipê e Tico-Tico, além de unidades de processamento de minério de ferro na região de Serra Azul.
Por meio do acordo, a Mineração Morro do Ipê receberá cobertura 4G para suas duas minas, abrangendo todo o entorno das operações em Brumadinho. Com todas as antenas em operação, a mineradora terá cobertura de sinal em 100% do polígono estimado de suas unidades, incluindo centrais de controle, monitoramento e produção.
Mineração Morro do Ipê
Além da cobertura 4G, a TIM também disponibilizará a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance do sinal e permite baixo consumo de bateria por equipamentos.
O diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno, ressalta a importância da expansão das soluções de redes dedicadas 4G para novos segmentos, tornando a conectividade um habilitador da transformação digital das empresas.
Para o diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, Cristiano Parreiras, a parceria com a TIM trouxe benefícios significativos, como a ampliação da cobertura de sinal de celular no entorno das operações em Brumadinho, permitindo o acesso à internet móvel de alta velocidade e cobertura para ligações celulares na região.
Essa iniciativa de conectar as operações com tecnologia 4G demonstra o avanço da indústria da mineração em direção à modernização e ao uso de recursos inovadores para otimizar suas atividades e contribuir para o desenvolvimento do setor.