Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), maior produtora mundial de baterias para veículos elétricos, suspendeu por pelo menos três meses a operação de uma importante mina de lítio na província chinesa de Jiangxi.A paralisação ocorre após a empresa não conseguir renovar uma licença de mineração que venceu em 9 de agosto, em um momento em que Pequim intensifica a fiscalização do setor e combate o excesso de capacidade industrial.
Segundo fontes ligadas ao assunto, a suspensão está diretamente ligada à dificuldade da companhia em estender o documento de autorização para a extração do mineral. A empresa é uma das maiores fabricantes de bateria do mundo.
De acordo com o site Mining.com, O movimento acontece enquanto o governo chinês amplia o controle sobre operações de mineração e busca reduzir a superprodução em diversos setores. Para o mercado de lítio, que sofre com excesso de oferta há mais de dois anos, a interrupção pode ajudar a reequilibrar a cadeia de suprimentos.
A receita da CATL com recursos minerais para baterias caiu 29% em 2024, reflexo da queda acentuada nos preços do lítio e de desafios nos investimentos da empresa na etapa inicial da cadeia produtiva. Nos últimos anos, a companhia buscou agressivamente participações em minas, inclusive fora da China, como forma de garantir abastecimento e reduzir custos.
Segundo estimativas do banco Morgan Stanley revisadas pelo jornal americano CNBC, a mina de Jianxiawo responde por cerca de 4% da oferta global de lítio prevista para 2025. O balanço entre oferta e demanda do mineral já estava se apertando, com previsão de um pequeno superávit no próximo ano.