Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Atuação do ministro Alexandre Silveira à frente do Ministério de Minas e Energia ganhou reconhecimento da indústria mineral do país. Durante jantar em Brasília organizado pelo Ibram e Simineral, executivos do setor, parlamentares e autoridades, manifestaram apoio ao trabalho que Silveira vem realizado à frente da pasta.
Durante o jantar, a atuação do ministro foi amplamente reconhecida pela indústria mineral brasileira. Silveira agradeceu a homenagem e reforçou o compromisso do governo federal com a reestruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM), destacando a necessidade de torná-la “uma agência robusta, capaz de responder à altura dos desafios do setor mineral brasileiro”.
Segundo ele, ainda neste segundo semestre será apresentada uma política pública voltada à produção e industrialização de minerais estratégicos para a transição energética.
“O Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, me cobra constantemente e falamos muito que neste segundo semestre a gente quer fazer a entrega da política pública dos minerais para a energia limpa. Queremos construir isso com o setor privado, de forma eficiente, como uma política de Estado que realmente sirva a esse espírito de um país mais justo, próspero e inclusivo”, afirmou Silveira.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, elogiou a capacidade de Silveira trazer novas ideias para o debate público. Ressaltou que a homenagem é um reconhecimento de sua trajetória como homem público e contribuições que tem dado para o Brasil.
“Queremos produzir mais minerais, mas também incrementar o refino, a industrialização e ampliar as exportações brasileiras”, pontou Jungmann.
A CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, enfatizou a importância da parceria entre o ministério e o setor, e enalteceu companhias que equilibram responsabilidade, sustentabilidade e competitividade.
Lígia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Sigma Lithium, também elogiou o trabalho de Silveira no Ministério de Minas e Energia. Ela avalia que a indústria mineral do país passa por um momento importante, marcado pelo crescimento da cadeia produtiva do lítio no país, que inseriu o Brasil no mercado global de materiais essenciais à transição energética.

Presidente do Simineral Anderson Baranov, Raul Jungmann IBRAM, Ana Sanches CEO da Anglo American no Brasil elogiaram atuação do ministro Alexandre Silveira à frente do Ministério de Minas e Energia.
Já presidente do Simineral, Anderson Baranov, disse que a postura institucional de Silveira permite dialogo transparente”. O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), que preside a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável no Congresso Nacional, também elogiou Silveira.
“O ministro é uma referência para a Frente. Queremos construir uma sinergia sólida com seu trabalho, que tem dinamizado a mineração brasileira”, afirmou o parlamentar.
A homenagem teve ainda a presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wolney Queiroz (Previdência Social), deputados e senadores, além dos integrantes do Conselho Diretor do IBRAM, composto por executivos da indústria da mineração.