sábado, 2 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosGlencore compra fatia de refinaria brasileira Alunorte

Glencore compra fatia de refinaria brasileira Alunorte

- Publicidade -Google search engine

A Glencore anunciou recentemente que está adquirindo uma participação de 30% na refinaria brasileira de alumina Alunorte da empresa norueguesa de alumínio Norsk Hydro.

Além disso, a empresa está adquirindo uma participação de 5% na Mineração Rio do Norte (MNR). A MNR é a maior produtora e exportadora de bauxita do Brasil. Conforme noticiou o Minera Brasil, a empresa acabou de ser vendida pela Vale à Ananke Alumina S.A., uma empresa afiliada da Norsk Hydro ASA (Hydro).

A Glencore é uma empresa de mineração e negociação de commodities, que está atualmente tentando adquirir a empresa canadense Teck. As participações minoritárias devem custar cerca de US$ 700 milhões, com ajustes adicionais pós-fechamento. Isso com base no desempenho da Alunorte nos próximos 21 meses.

Glencore faz novas aquisições

A Alunorte é a maior refinaria de alumina fora da China e transforma bauxita extraída em alumina. A Norsk Hydro possui outras duas instalações no estado brasileiro do Pará, incluindo a mina de bauxita de Paragominas e a Albras, onde o alumínio é produzido.

Enquanto isso, a Mineração Rio do Norte é uma joint venture entre a Vale, South32, Rio Tinto, CBA e Norsk Hydro.

O chefe de alumina e alumínio da Glencore, Robin Scheiner, afirmou que a tendência crescente de descarbonização está impulsionando a demanda por baterias que requerem matérias-primas produzidas pela Glencore, bem como pelo alumínio primário como um metal de fabricação forte e leve. A presidente-executiva da Norsk Hydro, Hilde Merete Aasheim, disse que os recursos adquiridos com o acordo serão usados para o crescimento estratégico e distribuição aos acionistas.

Após a conclusão das transações, a Norsk Hydro passará a deter 62% da Alunorte. Enquanto isso, a Glencore possuirá 30%. Os quatro acionistas minoritários restantes possuirão, em conjunto, 8% da refinaria.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -