Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Corex Holding adquiriu a Oz Mineralz, subsidiária da mineradora BHP, e vai assumir em setembro as operações das minas de cobre em Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte (PA). A transição deve ser concluída até janeiro de 2026, sem interrupções na produção. É o que revela matéria da Gazeta de Carajás.
A BHP havia comprado a Oz Mineralz em 2021, mas os ativos perderam espaço em sua estratégia global. A Corex, que já atua em mineração em outros países, vê potencial de expansão no Brasil e deve anunciar mudanças operacionais e ajustes de equipe ainda neste ano. Valor da compra é de até US$ 465 milhões de dólares.
Aposta global no cobre
Fundada em 2024 pelo empresário Robert Yuksel Yildirim, a Corex Holding tem sede financeira em Amsterdã e operações centralizadas em Istambul, com presença em 55 países. O grupo emprega mais de 20 mil pessoas e atua em setores como metais e mineração, energia verde, logística, petróleo e gás, e capital de risco.
Com a compra das minas no Pará, a Corex reforça sua aposta no cobre, mineral estratégico para a transição energética e para a indústria de eletrônicos, área em que a multinacional pretende ampliar investimentos em logística e tecnologia.