A ArcelorMittal Vega, uma indústria de transformação do aço em São Francisco do Sul, Santa Catarina, acaba de conquistar a certificação mundial ResponsibleSteelTM. O certificado estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço.
A certificação reconhece o alto padrão dos processos de produção da unidade, bem como ações realizadas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão.
De acordo com a empresa, o processo de auditoria ocorreu durante a expansão da unidade, que recebeu um investimento de US$ 350 milhões, e foi conduzido pela consultoria independente DNV.
O Sistema de Gestão Ambiental implantado na unidade é um dos pontos positivos destacados pelo relatório apresentado pela DNV.
Para Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos LATAM, a conquista demonstra o compromisso da empresa com uma produção de aço responsável e sustentável tendo as pessoas como centro das ações.
“Além disso, a conquista reforça o nosso principal propósito, que é fabricar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. Também representa um marco na história de Vega que, neste ano, completa duas décadas de operação”, afirmou o CEO.
A ArcelorMittal Vega afirma que tem o propósito de produzir aço de forma sustentável. A unidade está comprometida com o desenvolvimento da comunidade, a segurança das pessoas e com respeito ao meio ambiente. Além disso, a unidade busca também aumentar a representatividade feminina em cargos majoritariamente ocupados por homens.
A partir de iniciativas realizadas em parceria com o SENAI SC, a unidade passou a contar com as primeiras mulheres atuando em suas linhas de produção. A certificação demonstra o compromisso da empresa em atender a um amplo conjunto de requisitos ESG do ResponsibleSteelTM.