sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosABB desenvolve robô para inspecionar esteiras de minério

ABB desenvolve robô para inspecionar esteiras de minério

- Publicidade -

A ABB, empresa focada em automação industrial, criou um robô chamado Conveyor Roller Inspection Services (CRIS) para automatizar a manutenção de correias transportadoras de minerais. Desenvolvido no Brasil, o CRIS utiliza câmeras térmicas e sensores para inspecionar roletes de esteiras, prevenindo desgastes e paradas não programadas.

O robô, desenvolvido por um comitê de pesquisa da ABB, percorre trilhos próximos às esteiras e analisa roletes em busca de aquecimento e ruídos. Com esses dados, o software prevê quando a substituição dos componentes é necessária, evitando paradas não planejadas e interrupções na operação.

Fausto Almeida, diretor de negócios de mineração da ABB para a América Latina, destaca que o CRIS pode ser crucial para mineradoras, aumentando a disponibilidade das esteiras e impulsionando a produtividade em um momento em que o setor busca elevar a produção de metais para a transição energética e redução de emissões.

Almeida enfatiza a capacidade do CRIS de realizar manutenção preditiva, prevenindo problemas de superaquecimento e incêndios que podem colocar a operação e os trabalhadores em risco. Além disso, o robô automatizará um trabalho manual e insalubre, protegendo os mecânicos de exposições perigosas.

O protótipo do CRIS foi inicialmente concebido nos Estados Unidos e depois transferido para a subsidiária brasileira da ABB. O desenvolvimento aconteceu em Sorocaba (SP) e a versão pré-industrial do robô está próxima da fabricação definitiva. Protótipos dessa versão já estão a caminho do Chile para testes em condições reais de extração de cobre, e melhorias adicionais serão feitas após os testes de campo.

A ABB reconhece o potencial do produto na América do Sul, uma região com uma das minerações mais automatizadas do mundo. A empresa não forneceu detalhes sobre a data de início da produção do robô CRIS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -