Na última segunda-feira (17), a Sigma Lithium Corp informou que iniciou a produção na mina Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha (MG). O anúncio veio logo após o governo autorizar a venda e exportação do metal para baterias de veículos elétricos.
De acordo com a empresa com sede em Vancouver, prevê-se um embarque inicial de cerca de 15.000 toneladas para o mês de maio. Além disso, a expectativa é de que a produção aumente de forma gradual nos próximos meses e alcance uma taxa anual de 270.000 toneladas de concentrado de espodumênio até julho.
Em 2021, a Sigma estabeleceu um acordo para fornecer, no mínimo, 60.000 toneladas para a LG Energy Solution Ltd a partir deste ano. A empresa deve vender a produção restante no mercado spot para clientes que provavelmente processarão o metal na China.
No início deste ano, surgiram notícias na mídia informando que a Tesla Inc e a rival chinesa de lítio Ganfeng Lithium Group Co estavam considerando fazer uma oferta pela Sigma.
Com a autorização governamental para a venda e exportação de seu produto, a Sigma Lithium Corp pode ampliar seus negócios e se tornar uma das principais fornecedoras de lítio para baterias de veículos elétricos, um mercado em plena expansão.
A iniciativa também pode contribuir para o desenvolvimento da indústria brasileira e para a consolidação do país como um importante fornecedor de matérias-primas para a indústria mundial.
- Leia também: Aura Minerals é a nova associada do IBRAM