Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou, na 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Vitória (ES), pesquisas e projetos que reforçam a importância da geologia para o desenvolvimento do setor mineral e agrícola do país. A instituição foi representada pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, e pelo geólogo Homero Reis de Melo Júnior.
Os representantes abordaram temas que vão desde o papel dos órgãos de pesquisa na mineração até estratégias sustentáveis de destinação de resíduos na Amazônia.
SGB e o fortalecimento da cadeia produtiva
Em sua palestra, o diretor Valdir Silveira destacou a relevância da atuação do SGB no contexto global e nacional. Segundo ele, conhecer o território e suas potencialidades é essencial para posicionar o Brasil entre os grandes fornecedores de recursos naturais.
“O SGB tem uma atuação estratégica: somos o órgão do governo federal responsável por mapear o território nacional e conhecer as potencialidades minerais do Brasil. Em um cenário geopolítico global cada vez mais competitivo, o país tem potencial para se consolidar como um dos grandes fornecedores de minerais”
Valdir Silveira – SGB
O diretor ressaltou ainda que os projetos da instituição são guiados por planos setoriais e governamentais, como o Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM 2030) e o Plano Plurianual da União (PPA 2024–2027), com o objetivo de reduzir lacunas de conhecimento e atrair investimentos.

Foto: SGB / Divulgação.
Na quinta-feira (8), o geólogo Homero Reis de Melo Júnior participou do painel “Estratégias e inovações para a erradicação e fiscalização de lixões na Amazônia brasileira”, onde apresentou soluções técnicas para o manejo de resíduos. Ele avaliou que a atuação do SGB contribui diretamente para o planejamento urbano sustentável. “Foi um momento oportuno para apresentar as ações na seleção adequada de áreas para aterros sanitários. Esse é um importante trabalho que apoia os municípios em soluções sustentáveis”, destacou.