Nesta terça-feira (29), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a nova Lei Geral de Energia, o papel das hidrelétricas e termelétricas na segurança do sistema elétrico brasileiro e o recente apagão de energia elétrica que afetou cerca de 29 milhões de brasileiros no último dia 15, exceto em Roraima.
A audiência será realizada a pedido dos deputados Silvia Waiãpi, Kim Kataguiri, Odair Cunha e Bia Kicis, promovida pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Minas e Energia.
Além desses tópicos, o ministro Silveira também abordará a política de paridade internacional de preços do petróleo, uma sugestão de Kataguiri, que levanta questões sobre a previsibilidade dos preços dos combustíveis. Silvia Waiãpi solicitará esclarecimentos sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, enquanto o ministro também deve tratar da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cefem) e a situação da Agência Nacional de Mineração.
A audiência ocorrerá no plenário 14, a partir das 11 horas.