A mineradora canadense Sigma Lithium divulgou nesta quinta-feira (2/11) que planeja expandir suas reservas de lítio em Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, em 25%.
Essa expansão decorre da descoberta de novas reservas estimadas em 26 a 30 milhões de toneladas de lítio, na quarta fase de exploração do projeto Grota do Cirilo.
Com isso, a Sigma Lithium deve atingir um total de 110 milhões de toneladas de lítio no “Vale do Lítio,” consolidando sua posição como uma das principais empresas do mundo nesse setor.
Essas novas descobertas se somam às 77 milhões de toneladas de lítio medidas e indicadas, além de outras 8,6 milhões de toneladas inferidas com um teor de 1,43% de óxido de lítio (Li2O).
A Sigma Lithium planeja acelerar seu programa exploratório com uma quinta fase de desenvolvimento e já identificou potencial para mais 20 milhões de toneladas de lítio em novas reservas nessa próxima etapa.
“A incrível expansão de nossas operações de exploração estabelece a Sigma Lithium como uma das maiores empresas de lítio globalmente. Somos uma produtora de grande escala e baixo custo, com estimativas de recursos minerais que podem superar 110 milhões de toneladas de depósitos a céu aberto. Essa escala destaca nossa importância estratégica na cadeia de suprimentos global para a descarbonização das baterias de veículos elétricos,” afirmou Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium.