Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souza
O Governo de Minas Gerais assinou um Protocolo de Intenções com a mineradora australiana Axel REE para a viabilização de um investimento privado de R$ 400 milhões. A parceria, firmada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, contempla a criação de 150 empregos diretos com o início das atividades de extração de terras raras.
A cerimônia de assinatura ocorreu na última quarta-feira (19), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O projeto será implementado nos municípios de Padre Paraíso e Caldas, onde a empresa já realiza estudos geológicos e perfurações para identificação de jazidas com potencial extrativo.
Fernando Tallarico, diretor geral da Axel REE no Brasil, falou com exclusividade para o Minera Brasil.
Tallarico disse que, a região mineira é estratégica para o setor minerário e tem atraído muitos investimentos, o Brasil tem vocação para a mineração e Minas Gerais tem tradição minerária.
Desde 2023, a Axel REE conduz pesquisas para localizar reservas viáveis de elementos de terras raras em argilas iônicas mineralizadas. Tallarico explicou que, inicialmente, o Lítio foi a origem da pesquisa, mas rapidamente percebeu potencial para a mineralização de Gálio e redirecionou a pesquisa para terras raras. O projeto mais avançado até o momento é o Caladão, situado em Padre Paraíso, região conhecida como Vale do Lítio, no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, está em fase de estudo de recursos minerais, enquanto testes metalúrgicos avaliam a melhor metodologia para processamento do minério.
Outro projeto em desenvolvimento está localizado no município de Caldas, no Sul de Minas, onde a mineradora realiza sondagens preliminares. Os estudos geológicos e o levantamento de dados técnicos seguem em ritmo acelerado para viabilizar a extração.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destacou a importância do investimento para o crescimento do estado. “A exploração de terras raras impulsiona o desenvolvimento econômico e industrial, além de fortalecer a participação de Minas Gerais na transição energética global”, afirmou.

Por fim, Tallarico elogiou a agilidade do governo mineiro e o quão bem foram assessorados pela Invest Minas, ele elogiou o ambiente de negócios no estado, além do apoio governamental, chamando a atenção para a capacidade tecnológica da entidade. “Só havia visto tamanha capacidade em outros países, mas a estrutura no suporte técnico da Invest Minas é gigantesca, eles estão muito bem preparados. A agilidade no licenciamento e o suporte técnico são diferenciais importantes que facilitam a concretização de investimentos no setor mineral” explicou Tallarico.
Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, a parceria reforça o compromisso do governo em atrair investimentos estratégicos. “Esse projeto contribui para a consolidação de Minas na cadeia global de terras raras, essenciais para setores de alta tecnologia. Seguiremos trabalhando para garantir que esse investimento gere impacto positivo na economia e nas comunidades locais”, declarou.
Com sede em Melbourne, na Austrália, a Axel REE tem suas operações concentradas no Brasil, especialmente em Minas Gerais. A matriz brasileira está localizada em Belo Horizonte, com uma subsidiária em Padre Paraíso. Além disso, a companhia desenvolve projetos de terras raras em diversos municípios mineiros, incluindo Ponto dos Volantes, Caraí, Catuji, Teófilo Otoni e Andradas.