Em comunicado a Horizonte Minerals, listada nas bolsas de Londres e de Toronto anunciou que após um período de discussões para reestruturar a dívida do grupo em conjunto com a busca de uma solução financiada para seu Projeto Araguaia Níquel, no Pará, que envolveu investidores, a empresa não conseguiu garantir financiamento necessário para concluir o projeto ou em um grupo que adquirisse o empreendimento.
Na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte deve agora considerar opções alternativas para a subsidiária no Brasil que podem incluir, a liquidação dos ativos do projeto, ou outras opções disponíveis sob as leis brasileiras”, disse a empresa em comunicado.
A companhia não acredita que qualquer uma dessas opções possa recuperar qualquer valor para os acionistas. Desde o final de novembro de 2023, a nova equipe de gestão estabilizou o negócio e realizou uma auditoria abrangente do custo de conclusão e do plano de negócios para avaliar criticamente a viabilidade do projeto.
Os resultados desta auditoria demonstraram um aumento significativo do custo para conclusão em comparação com estimativas anteriores,” disse a empresa, citando que apesar das perspectivas de longo prazo para o níquel serem fortes, os investidores avaliaram um ambiente desfavorável para seguirem com aportes no projeto.
A empresa citou como justificativa os baixos preços spot e pelas incertezas de curto prazo, que incluem o excedente de oferta da Indonésia e a consequente mudança descendente na curva de custos, os riscos para a procura global de níquel e a dinâmica do mercado dos produtos de níquel Classe I e Classe II.
A Horizonte Minerals disse, no entanto, que segue as discussões com credores e investidores sobre cenários alternativos com vista a um potencial solução de reestruturação para tentar alcançar algum valor de recuperação para os credores.
“O Conselho e a administração estão extremamente decepcionados com os resultados do nosso esforço para atrair financiamento para a empresa. Embora tenhamos recebido elogios pela qualidade do projeto e pelo trabalho abrangente desenvolvido pela equipe e pela atitude de apoio dos credores da empresa e dos acionistas, a falta de perspectivas de recuperação do mercado de ferro-níquel considerando a dinâmica de fornecimento da Indonésia impediram a confiança dos investidores em projetos em fase inicial com elevada intensidade de capital, incluindo Horizonte,” disse Karim Nasr, CEO interino da Horizonte