A Equinox Gold, mineradora com operações na Bahia, firmou uma parceria com a Enel Brasil, uma das maiores empresas do setor elétrico, para fornecer energia renovável 100% limpa às suas unidades mineradoras FBDM e SLDM. As duas usinas passaram a ser alimentadas pelas usinas eólicas Cumaru I e Cumaru V, localizadas no Rio Grande do Norte. Isso tornou a Equinox Gold a segunda empresa do setor a investir em energia eólica no Brasil. Além disso, a empresa é pioneira no segmento de mineração de ouro.
A adoção de práticas de mineração responsável é um dos compromissos da Equinox Gold com as metas de sustentabilidade. Isso inclui a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). De acordo com a Equinox Gold, a mudança para a energia eólica também proporcionará uma economia significativa de encargos setoriais e custos de energia. A companhia estima reduzir até 70% dos custos, e uma economia anual de cerca de R$ 40 milhões.
Conforme destacou o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torresini, a ação é um importante investimento na modalidade de autoprodução. Ao mesmo tempo, é um marco para a empresa e para o setor.
Equinox Gold foca em energia limpa
O contrato firmado com a Enel Brasil segue o modelo de autoprodução. Ou seja, ele permite que as empresas consumidoras produzam energia renovável a partir de fontes eólicas e solares, equiparando o consumidor a um autoprodutor de energia. Além de reduzir os encargos setoriais, esse modelo oferece vantagens competitivas no mercado livre de energia, como a previsibilidade de preços e a livre negociação de condições contratuais.
A adoção de energia renovável pela Equinox Gold também contribui diretamente para a expansão do uso de fontes renováveis na matriz energética, reduzindo as emissões de GEE nos processos produtivos e sinalizando publicamente os compromissos mensuráveis atrelados à agenda ESG (Environmental, Social, and Governance).
A Mineração Santa Luz, localizada no município de Santaluz, é resultado de um investimento de US$103 milhões da Equinox Gold. A mina tem estimativa de produção de 100 mil onças de ouro por ano, com potencial para expansão no futuro. Atualmente, com o pioneiro processo de lixiviação implantado, consegue obter o ouro com uma pureza média de 98%.
- Leia também: Grafeno é alternativa na reciclagem de plásticos