Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souza
Reportagem de Leonardo Milagres e Fernando Zuba, no g1, informa que uma gruta localizada na comunidade de Botafogo, em Ouro Preto (MG), foi soterrada após escavações realizadas pela mineradora Patrimônio Mineração. A Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) denunciou o caso a órgãos federais e estaduais, apontando indícios de crime ambiental. O g1 tentou contato com representantes da empresa, mas ainda não obteve resposta.
Segundo a entidade, a caverna estava registrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e constava em um relatório arqueológico relacionado ao empreendimento. No entanto, no processo de licenciamento ambiental, sua existência teria sido omitida pela mineradora.
Imagens registram intervenção e retomada das operações
Na sexta-feira (21), imagens captadas por drone mostraram uma retroescavadeira se aproximando da caverna. Especialistas apontaram que a estrutura da gruta apresentava diferenças significativas em relação ao estudo utilizado no licenciamento da empresa.


Diante da situação, a arqueóloga Alenice Baeta e moradores da comunidade de Botafogo acionaram a Polícia Militar, resultando na paralisação temporária das atividades da mineradora. No entanto, durante a madrugada de sábado (22), as operações foram retomadas, culminando no soterramento total da gruta.
Medidas solicitadas para apuração do caso
No ofício enviado pela SBE, foram requeridas diversas providências por parte das autoridades competentes:
- Abertura imediata de investigação criminal e administrativa contra a Patrimônio Mineração e sua controladora, L.C. Participações e Consultoria;
- Suspensão das atividades da mineradora na região até a conclusão da perícia técnica;
- Aplicabilidade de sanções previstas na legislação ambiental, incluindo medidas compensatórias e reparatórias;
- Revisão do processo de licenciamento ambiental, com nova análise dos estudos espeleológicos e arqueológicos;
- Garantia de proteção e preservação de outras cavidades naturais na área.