Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Brasil deve receber US$ 68,4 bilhões em investimentos no setor mineral entre 2025 e 2029, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Nesse contexto, Belo Horizonte sediará, em 4 de setembro, o Mining Summit Brasil 2025, encontro promovido pela empresa de tecnologia TIMining, especializada em gêmeos digitais e simulação 3D. O evento reunirá executivos de companhias como MRN, Vale, Usiminas e Equinox, além de consultores e especialistas, para discutir como a digitalização está redefinindo eficiência, sustentabilidade e produtividade na mineração.

Imagem: Divulgação.
Além das mineradoras, a consultoria Ernst & Young trará uma análise sobre os desafios do setor no Brasil e práticas internacionais que podem ser aplicadas ao mercado local.
Casos reais e demonstrações tecnológicas
A programação contará com a apresentação de cases reais em que tecnologias digitais foram decisivas para superar desafios operacionais. Também haverá demonstrações práticas das soluções da TIMining, utilizadas em minas de diferentes países para detectar falhas em tempo real e corrigir desvios invisíveis nas operações.
“O objetivo do Mining Summit Brasil 2025 é fortalecer o ecossistema da mineração digital no país e consolidar o Brasil como referência global em inovação, eficiência e sustentabilidade no setor”, afirma Nilcelio Santos, Client Director Brasil da TIMining.