Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Redação
A Atlantic Nickel, ativo da Appian Capital Brazil e única produtora de níquel sulfetado do Brasil, exportou mais de 121 mil toneladas de níquel em 2025, alcançando o maior volume anual de vendas de sua história e reforçando a atuação do grupo no fornecimento de metais voltados à transição energética.
O desempenho consolida a atuação da companhia no mercado de metais verdes, impulsionados pela transição energética, e reforça o histórico de mais de 630 mil toneladas exportadas desde o início das operações sob gestão da Appian, há 6 anos.
A Atlantic Nickel operou com capacidade máxima de produção entre janeiro e dezembro, realizando 12 embarques de concentrado de níquel sulfetado a partir do Porto de Ilhéus (BA). As cargas, que somaram 121 mil toneladas secas (dmt), tiveram como principais destinos países da América do Norte, Europa e Ásia, volume 6% superior ao registrado em 2024.
O resultado marca um novo recorde para a empresa e amplia a oferta de minérios-base voltados ao mercado global de transição energética. “Nos últimos meses, seguimos com sólido compromisso de crescimento”, afirma Milson Mundim, country manager da Appian Capital Brazil.
Os resultados refletem o nosso cuidado com o mercado e com os negócios. Por meio de uma gestão eficiente, aliamos segurança com alta performance, sem renunciar ao comprometimento com o meio ambiente, colaboradores e comunidades no entorno das nossas operações
Milson Mundim – country manager da Appian Capital Brazil.
Desde o início das exportações, em 2020, já sob a gestão da Appian, cerca de 632 mil toneladas de minério foram embarcadas para Canadá, China e Finlândia. Ao longo de seis anos de atuação no Brasil, o desempenho é atribuído ao aprimoramento contínuo das práticas de segurança operacional, à gestão eficiente da produção e ao compromisso com a proteção das comunidades do entorno.
O compromisso com a descarbonização e a sustentabilidade também é destacado pela liderança da empresa. “Nosso modelo de negócio dedica-se em implementar e aprimorar boas práticas para uma mineração cada vez mais sustentável. Apesar dos desafios que envolvem diversas áreas e fatores, estamos comprometidos com nossos embarques otimizados e envio de um produto de qualidade para nossos clientes”, afirma Tony Lima, diretor de operações (Chief Operations Officer) da Appian Capital Brazil.
Com o recorde de 2025, a Appian Capital Brazil reforça sua posição como agente ativo no fornecimento de metais essenciais para a transição energética e no desenvolvimento das regiões onde atua.











