Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Vale anunciou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou o nível de emergência 1 da Barragem 6, localizada na Mina de Águas Claras, em Nova Lima (MG). A medida foi possível após a conclusão das obras de reforço da estrutura, etapa fundamental para viabilizar o processo de descaracterização da barragem, atualmente em andamento.
Segundo a mineradora, a decisão foi tomada após inspeções, análises técnicas e validações realizadas por equipes de engenharia especializadas, responsáveis pela Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) e pelo Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR), que confirmaram a estabilidade e segurança da estrutura.
Descaracterização e monitoramento contínuo
A descaracterização da Barragem 6 faz parte do Termo de Compromisso firmado em maio deste ano entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Estado de Minas Gerais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e o município de Nova Lima. O acordo prevê a eliminação de todas as barragens da Mina de Águas Claras.
Enquanto o processo de descaracterização segue em curso, as estruturas continuam sendo inspecionadas regularmente e monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.