Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Sistema Minas-Rio, empreendimento de minério de ferro da Anglo American em Minas Gerais, passa a contar com um Centro de Operações Remotas (COR). Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, o novo espaço foi projetado para comandar, de forma centralizada, a operação de tratores de esteira teleoperados e perfuratrizes autônomas, com a perspectiva de ampliar o uso para outros equipamentos futuramente.
Além de impulsionar a automação e integrar equipes em um único local, a iniciativa busca aumentar a segurança no ambiente operacional e fomentar a capacitação profissional, abrindo também oportunidades inclusivas para pessoas com mobilidade reduzida.
Centro é parte do programa Mina Moderna
Aurélio Garcia, gerente executivo de Operações de Mina da Anglo American, destacou que o COR faz parte de estratégia de modernização das operações. Segundo ele, “O COR representa um avanço no programa Mina Moderna, iniciativa da Anglo American que busca aumentar performance, produtividade e segurança nas operações”, ao ressaltar que a inovação também serve para requalificar empregados e prepará-los para as novas demandas do setor.