Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (SGB) aprovou, nesta quinta-feira (18), o nome do advogado e mestrando em Direito Público Vilmar Medeiros Simões para o cargo de diretor-presidente da instituição. Com passagem por diferentes áreas da administração pública, Simões substitui Francisco Valdir Silveira, que ocupava a presidência de forma interina.
Vilmar Simões tem trajetória ligada ao setor público e atuação em áreas estratégicas da administração. Entre os cargos já exercidos, foi procurador do município de Caldas Novas (GO) e assessor jurídico-legislativo da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal.
No próprio Serviço Geológico do Brasil, Simões atuou entre 2018 e 2023 como chefe da Consultoria Jurídica (COJUR), período em que foi responsável pelo assessoramento ao Conselho de Administração, à Diretoria Executiva e a outros órgãos da estatal, além da coordenação de atividades consultivas e contenciosas. Após essa etapa, passou a assessorar a Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG) e, posteriormente, a Diretoria-Presidência, função que exerceu até outubro de 2025.
Simões assume o comando do SGB no lugar de Francisco Valdir Silveira, atual diretor de Geologia e Recursos Minerais da instituição, que estava à frente da presidência de forma interina desde novembro, após a exoneração de Sabrina Góis.
Ao comentar a nomeação, o novo diretor-presidente afirmou que pretende reforçar o papel institucional do SGB e ampliar sua contribuição ao desenvolvimento do país, com foco em ética, transparência e gestão responsável.














