Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souza
De acordo com matéria publicada pelo portal de notícias Atitude Tocantins, o Governo do Tocantins marcou presença no PDAC 2025, uma das principais convenções mundiais de prospecção mineral e atração de investimentos, realizada entre os dias 2 e 5 de março em Toronto, no Canadá. O objetivo da participação foi promover as potencialidades do estado no setor mineral e atrair investimentos voltados à mineração sustentável.
A delegação tocantinense contou com a presença do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; do secretário de Estado de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson; do diretor de Geologia da Agência de Mineração do Estado (Ameto), Otton Nunes; e do assessor da Ameto, Odilon Coelho.
Potencial mineral e busca por investimentos
O evento contou com um pavilhão de 90 m² representando o Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (Adimb). O espaço foi estruturado para a realização de reuniões de negócios e encontros bilaterais.
O presidente da Ameto, Milton Neris, ressaltou que o Tocantins possui uma diversidade significativa de recursos minerais com potencial para atrair investimentos nacionais e estrangeiros. Segundo ele, a convenção foi uma oportunidade estratégica para apresentar as possibilidades de desenvolvimento mineral no estado. “O governador Wanderlei Barbosa tem incentivado amplamente o setor, e eventos como esse são essenciais para mostrar o que Tocantins tem a oferecer”, afirmou.
O secretário Carlos Humberto Lima destacou a importância da participação na PDAC 2025 para ampliar os conhecimentos sobre o setor mineral e explorar oportunidades de atração de negócios. “Levamos daqui boas perspectivas de investimento e possíveis parcerias para impulsionar o setor no estado”, disse.
Estratégias e parcerias internacionais
Durante o evento, a equipe do Tocantins integrou a delegação brasileira que apresentou o arcabouço legal atualizado do país, os procedimentos de licenciamento para exploração mineral e as melhores práticas em ESG, com o objetivo de atrair empresas e investidores internacionais.
O secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, ressaltou que a participação também teve como foco o fortalecimento de relações com organismos governamentais estrangeiros para futuras colaborações. “Nosso papel aqui foi fomentar a mineração e consolidar os esforços que o Governo do Tocantins tem feito na área. O contato com entidades internacionais é essencial para a expansão do setor”, concluiu.