De acordo com a Assessoria Especial de Comunicação Social – MME, foi apresentada nesta quarta-feira (9/04) a publicação “Brasil, Líder Mundial na Transição Energética”, que reúne os principais avanços do governo federal no setor de energia desde janeiro de 2023. O lançamento ocorreu durante o prêmio Melhores do Ano, promovido pelo Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, no Rio de Janeiro.
Com 144 páginas, o documento lançado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, detalha medidas adotadas para acelerar a descarbonização da matriz energética nacional, além de fortalecer o diálogo com setores estratégicos, como o da mineração. As iniciativas também têm foco no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção de justiça social.
Transição energética e desigualdade
O ministro de Minas e Energia reforça no material que a transição energética deve ser compreendida como um novo modelo de desenvolvimento, centrado na redução das desigualdades. Para isso, o MME tem apostado em programas como Luz para Todos, Gás para Todos, Energia Limpa no Minha Casa Minha Vida e o Selo Biocombustível Social, entre outros.
Silveira destacou: “A transição energética não deve ser vista apenas como um processo de substituição tecnológica, mas um novo modelo de desenvolvimento que tenha a inclusão social no centro de suas preocupações”.
Ainda segundo o documento, a universalização do acesso à energia e o incentivo à bioenergia cumprem papel fundamental tanto para a população quanto para o desenvolvimento de setores produtivos em regiões remotas.
Em fevereiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia afirmado que o país vive uma transformação profunda nas áreas de energia e mineração.
Gestão estratégica e atração de investimentos
A publicação também apresenta novas diretrizes em regulação, segurança energética, combate ao desperdício e redução de tarifas, com esforços voltados à articulação entre governo, empresas e sociedade. Essas ações miram um cenário mais eficiente e competitivo para o setor energético brasileiro — com efeitos positivos diretos para segmentos como o industrial e o mineral.
O ministro destacou que o Brasil está avançando com responsabilidade, em busca de melhorias na qualidade de vida sem deixar ninguém para trás.
Organizado em cinco grandes capítulos — Transição Energética, Inclusão Social, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Protagonismo Internacional — o conteúdo aborda desde o fortalecimento da economia verde até estratégias para atrair investimentos internacionais. Ao todo, são 35 subcapítulos.
A íntegra da publicação está disponível no link abaixo: