quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaSigma Lithium anuncia aumento nas reservas de lítio em projeto brasileiro

Sigma Lithium anuncia aumento nas reservas de lítio em projeto brasileiro

- Publicidade -

A Sigma Lithium do Canadá informou nesta quarta-feira que seu projeto principal, Grota do Cirilo, no estado brasileiro de Minas Gerais, contém mais recursos do que o previamente estimado, o que permitirá à mineradora aumentar ainda mais os níveis de produção no futuro.

A Sigma elevou as estimativas de recursos minerais no projeto de lítio em 27%, tornando-o o quarto maior complexo industrial de lítio pré-químico em operação no mundo, com 109 milhões de toneladas em recursos, afirmou a empresa.

O anúncio chega em meio a uma queda nos preços do lítio e outras mudanças de mercado que estão afetando grandes e pequenos produtores.

Os preços do metal ultraleve, essencial para baterias de veículos elétricos (EV), caíram mais de 80% desde o pico no início de 2023. O mercado tem sido abalado por expectativas em mutação, desde receios de escassez até advertências de excesso de oferta persistente nos próximos dois a três anos.

A Sigma Lithium iniciou no ano passado uma revisão estratégica de seus negócios, que se estendeu até 2024.

Projeto de lítio da Sigma Lithium

A mineradora sediada em Vancouver disse em dezembro que recebeu manifestações de interesse para adquirir a empresa, sua subsidiária Sigma Brazil e o projeto Grota do Cirilo.

“Estamos encantados com o grande interesse em nossos negócios por algumas das empresas mais admiradas nas indústrias de materiais para baterias e veículos elétricos globalmente, incluindo fabricantes de automóveis e de baterias”, disse a CEO Ana Cabral na época.

A Sigma Lithium acredita que os recursos minerais aumentados podem ser incorporados perfeitamente às reservas minerais a céu aberto atuais, validadas pelo estudo de pré-viabilidade.

Isso significa que a empresa poderia eventualmente expandir a capacidade de seu projeto brasileiro para 104.200 toneladas de equivalente de carbonato de lítio. A capacidade atual de produção anual é de 36.700 toneladas.

A Sigma disse que seu foco este ano está em uma campanha de perfuração para expandir o “corredor de lítio em forma de J” conectando os recursos existentes da Grota do Cirilo.

As ações da mineradora subiram 2,4% nas negociações antes da abertura do mercado em Nova York após a atualização, deixando-a com uma capitalização de mercado de C$ 3,17 bilhões (US$ 2,3 bilhões).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -