A perspectiva de curto prazo para o cobre é “bastante saudável”, com os estoques globais tendendo para baixo e as interrupções nas minas tendo corroído a oferta da América Latina, disse o chefe de cobre da Rio Tinto, Bold Baatar, na terça-feira.
“Estamos vendo fundamentos muito bons”, disse ele à Reuters após a abertura da fase subterrânea da mina de cobre Oyu Tolgoi, na Mongólia, que deve ser a quarta maior mina de cobre do mundo quando estiver totalmente operacional.
“Os estoques físicos de estoques de cobre estão em mínimas de vários anos”, disse ele, acrescentando que a demanda por cobre na China é “relativamente forte”.
Os estoques globais de cobre mantidos em armazéns monitorados pela London Metal Exchange (LME) atingiram o menor nível em 17 anos no mês passado, à medida que a economia global ganha força pós-covid 19, enquanto os estoques da Bolsa de Futuros de Xangai caíram nas últimas semanas com a recuperação da demanda sazonal e com a queda dos preços.
O cobre de referência na LME foi negociado em queda de 0,6%, a US$ 8.876 a tonelada na terça-feira, com um dólar firme, preocupado com o impacto de uma crise bancária nos EUA e com a demanda chinesa não se recuperando tão rapidamente quanto alguns esperavam anteriormente.
Mas o contrato ganhou mais de 5% no acumulado do ano, e cerca de um quarto em relação a meados de julho, quando atingiu seu ponto mais fraco desde o final de 2020.
“No geral, na verdade, há uma escassez significativa de cobre em termos do déficit de oferta que está saindo da América Latina e das interrupções que estão acontecendo em países como o Peru.
“Então, no momento, mesmo nas perspectivas de curto prazo, há um quadro de demanda bastante saudável”, disse Baatar.
As minas de cobre no Peru e no Chile foram interrompidas por protestos que bloquearam estradas, afetando a entrada de suprimentos de minas e concentrando a saída de carregamentos.
As principais minas de cobre no Peru, no entanto, estão aumentando a atividade novamente, mostraram dados de energia analisados pela Reuters, potencialmente aumentando a oferta do produtor número 2 do mundo.