O preço do minério de ferro registrou uma queda na segunda-feira, interrompendo a mais longa sequência de ganhos semanais desde janeiro. Os finos de referência com 62% de Fe, importados pelo norte da China, caíram 0,94%, atingindo US$ 133,48 por tonelada, de acordo com dados da Fastmarkets.
A queda ocorreu após advertências de Pequim sobre o aumento da supervisão do mercado. O planejador estatal da China realizou uma pesquisa sobre os índices de preços de várias commodities, incluindo aço, minério de ferro e lítio, com o objetivo de manter um mercado saudável.
A Comissão de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) emitiu dois alertas na semana passada sobre o reforço da supervisão do mercado de minério de ferro para conter o aumento dos preços, que subiram cerca de 30% desde agosto, impulsionados pelo otimismo em relação a mais estímulos no setor imobiliário.
A recente emissão de dívida da China, no valor de 1 trilhão de yuans (cerca de 140 bilhões de dólares), alimentou as esperanças de que proporcionará habitação mais acessível e impulsionará os mercados siderúrgicos. No entanto, os observadores do mercado destacam que o movimento ascendente no quarto trimestre pode exigir pivôs políticos mais poderosos, considerando o intervalo elevado em que o aço e as matérias-primas estão posicionados.