Nesta quarta-feira (22/11), o Porto de Tubarão, em Vitória (ES), recebeu a viagem inaugural do navio Berge Olympus, um graneleiro Newcastlemax equipado com quatro velas rígidas, conhecidas como BARTech WindWings.
Desenvolvido pela Berge Bulk, contratada pela Vale para o transporte de minério, o navio visa reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Cada vela tem 37,5 metros de altura e 20 metros de largura.
O Berge Olympus poupará cerca de 6 toneladas de combustível por dia em rotas médias globais, reduzindo as emissões de CO2 em aproximadamente 19,5 toneladas diárias. A iniciativa faz parte do compromisso da Berge Bulk em se tornar neutra em carbono até 2025.
Transporte de minério de ferro
A embarcação partiu da China em 1 de outubro e retornará ao mesmo país após um processo de carregamento que leva, em média, 24 horas. A Vale, comprometida com as metas de descarbonização da Organização Marítima Internacional (IMO), apoia a indústria marítima.
O programa Ecoshipping da empresa realiza estudos abrangentes para receber embarcações com diferentes configurações de velas em seus portos, garantindo operações eficientes.
“Estamos engajados em apoiar os armadores com ideias que visam atingir as metas da IMO de descarbonização da navegação”, afirma Michelle Gonzalez, gerente-geral da Vale.
O Berge Olympus opera atualmente sob um contrato de médio prazo para transporte de minério de ferro para a Vale. O gerente de embarque de minério do Porto de Tubarão, Allan Ayres, destaca a importância dessa operação inovadora que reforça a eficiência e a inovação da frota de navios que transporta minério para a Vale, consolidando o pioneirismo do Espírito Santo.