A Petrobras e a ArcelorMittal Brasil firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o propósito de examinar potenciais estratégias de negócios que sejam mutuamente benéficas na economia de baixo carbono. Ambas as empresas buscarão identificar oportunidades comerciais e possíveis parcerias no Brasil que estejam alinhadas com suas estratégias de diversificação e descarbonização.
Essa colaboração ampla surge a partir de sinergias identificadas em um estudo conjunto voltado para o desenvolvimento de um hub de CCS (Captura e Armazenamento de CO2) no estado do Espírito Santo, juntamente com a avaliação de modelos de negócios que possam viabilizar economicamente sua implementação. O conceito de hub envolve a captura do CO2 em diversas fontes de emissão, como indústrias de aço, termoelétricas e de cimento, e seu transporte por uma rede de gasodutos conectada para armazenamento em reservatórios geológicos adequados.
A Petrobras já está mapeando reservatórios geológicos que podem servir como opções seguras e apropriadas para o armazenamento de carbono, além de estudar instalações existentes no Espírito Santo para integrá-las à infraestrutura do hub de CCS do estado.
O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, afirmou que esse acordo com a ArcelorMittal é mais uma iniciativa da Petrobras em conjunto com empresas líderes em seus setores, demonstrando o compromisso mútuo das companhias em construir um futuro mais sustentável. Por sua vez, o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, ressaltou que essa colaboração está alinhada com a meta global do Grupo de se tornar neutro em carbono até 2050, destacando o compromisso das empresas em enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover uma economia mais sustentável em relação ao carbono.