A mineradora Vale informou que a segunda etapa das obras da Barragem Maravilhas III, estão em pleno desenvolvimento e tem apresentado progresso significativo.
Segundo a empresa de mineração, durante o mês de maio de 2023, foram iniciadas atividades essenciais, como escavação e movimentação de terra, que compõem o processo de tratamento de fundação.
Além disso, inspeções e análises das condições de estabilidade têm sido realizadas pelo EOR (Engenheiro de Registro), uma empresa independente contratada pela Vale.
Medidas como construções e adequações dos canteiros de obras, melhorias no sistema de bombeamento, retomada do aterro de antecipação da primeira etapa, sondagens para confirmar a eficiência do tratamento da fundação e testes de sirene têm sido implementadas.
Conforme destacou a Vale, todo o processo é monitorado em tempo real pelo centro de monitoramento geotécnico da mineradora. É importante ressaltar que a Barragem Maravilhas III possui uma Declaração de Condições de Estabilidade (DCE) positiva e segue sob constante monitoramento.
No mês de abril, a barragem Maravilhas III passou por uma visita de fiscalização, solicitada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), com o objetivo de avaliar as condições do local. Não foi identificada pela fiscalização nenhuma situação crítica relacionada à barragem.
A barragem Maravilhas III segue sendo monitorada semanalmente e inspecionada quinzenalmente. Todos os resultados das inspeções são reportados à ANM, em conformidade com a resolução Nº 95, datada em 7 de fevereiro de 2022, que estabelece as diretrizes para o monitoramento e a fiscalização de barragens.