Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
Dois dias após assumir a liderança da Rio Tinto, o novo presidente-executivo Simon Trott anunciou uma ampla reorganização da mineradora, com foco em eficiência, segurança e valorização de longo prazo para os acionistas.
A reestruturação concentra as operações globais em três frentes: Minério de Ferro; Alumínio e Lítio; e Cobre.
Reorganização estratégica
Trott, nomeado em 15 de julho e efetivado no cargo em 25 de agosto, iniciou sua gestão com a integração de todas as operações de minério de ferro sob a liderança de Matthew Holcz. O portfólio unificado reúne minas na Austrália Ocidental, no Canadá e o projeto Simandou, na Guiné.
O setor de Alumínio passa a englobar também o Lítio, sob comando de Jérôme Pécresse, enquanto a divisão de Cobre, liderada por Katie Jackson, permanece focada em projetos estratégicos ligados à transição energética.
Segundo Trott, a nova configuração marca um direcionamento mais pragmático da empresa.
“Um modelo simplificado, baseado em nosso compromisso com a segurança e nas oportunidades mais relevantes, permitirá novos padrões de excelência operacional e criação de valor”
Simon Trott – CEO da Rio Tinto
Ele acrescentou: “Nosso foco agora é liberar ainda mais valor para os acionistas, direcionando capital e talento para onde trarão os maiores retornos.”
Saídas e mudanças no comando
Com a reestruturação, a executiva Sinead Kaufman deixará a Rio Tinto em outubro, após quase três décadas de atuação. Trott destacou sua contribuição: “Sinead construiu uma carreira excepcional, liderou nossa saída do carvão e a criação da área de lítio. Sou particularmente grato por seu apoio durante esta transição.”
Outra mudança é o fim do cargo de Chief Executive Australia. Kellie Parker permanecerá durante o período de transição, antes da criação de uma nova função de liderança local.
Kellie foi uma líder transformadora em um período desafiador, aproximando a empresa das comunidades e promovendo mudanças duradouras”, disse Trott.