Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souz
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Vitor Saback, deixou o cargo nesta quarta-feira (2). A exoneração, realizada a pedido do próprio Saback, foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União.
Vitor Saback, deixou o cargo para assumir o comando da Paranapanema, empresa que atua no segmento de cobre. Até que um substituto seja nomeado, a direção interina da secretaria será assumida por Ana Paula Bitencourt, atualmente responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração.
No último dia 13 de março, o governo divulgou sua lista de indicados para compor o Conselho de Administração da Petrobras. O nome de Saback, que fazia parte do colegiado desde 2023, não foi incluído. Para ocupar sua vaga, foi designado Fernando Coura, representante do setor de mineração de Minas Gerais.
O secretariado do MME deve sofrer outra alteração em breve. A exoneração de Arthur Valério, secretário-executivo do ministério, está prevista para ser publicada em 2 de maio, conforme fontes governamentais. Assim como Saback, Valério também deve seguir para o setor privado.
O nome mais cotado para ocupar a posição é o atual secretário de Petróleo e Gás, Pietro Mendes, cuja indicação já estaria sendo discutida internamente. A decisão final, no entanto, ainda não foi oficializada.
Comentários 1