por Fernando Moreira de Souza
A Mosaic responde por 54% da produção de fertilizantes fosfatados na região Centro-Oeste, tendo investido mais de R$ 780 milhões no Complexo Mineroquímico de Catalão, em Goiás, nos últimos cinco anos. O estado é uma das principais áreas de atuação da empresa, que mantém minas e instalações químicas na região.
Com o objetivo de conhecer os processos e as iniciativas sustentáveis da companhia em Goiás, o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, visitou o Complexo Mineroquímico de Catalão nesta quarta-feira (29/01).
Atualmente, a unidade gera cerca de 1,8 mil empregos diretos e indiretos no município, além de fomentar a contratação e o desenvolvimento de fornecedores locais, impulsionando a economia da região.
“A Mosaic tem um papel estratégico na economia de Goiás, fortalecendo a agricultura com insumos essenciais e criando milhares de empregos. A visita ao Complexo reforça o compromisso do Governo de Goiás em apoiar investimentos que promovem o desenvolvimento sustentável, aliando inovação, responsabilidade socioambiental e crescimento para o estado”, destacou o secretário Joel de Sant’Anna.
Sobre a Mosaic
A Mosaic é uma das maiores produtoras mundiais de fosfatados e potássio combinados, atuando em mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, incluindo bioinsumos para diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.
“Nossas operações em Goiás são de grande importância para a produção global da empresa, e a região é estratégica para nós. Estamos orgulhosos de contribuir para o crescimento econômico do estado, ao mesmo tempo em que promovemos práticas de mineração responsáveis e sustentáveis”, afirmou Gilmar Araújo, gerente geral do Complexo Mineroquímico de Catalão.
O presidente da Câmara Setorial de Mineração (Casmin) da Fieg, Wilson Borges, ressaltou a relevância da produção de fertilizantes da Mosaic.
“A empresa atende a 20% da demanda nacional de fertilizantes, sendo um empreendimento crucial para o desenvolvimento socioeconômico da região”, enfatizou.
Com sede em Tampa, na Flórida (EUA), a Mosaic Company opera na América do Norte, Ásia e América do Sul, empregando mais de 12 mil pessoas e distribuindo aproximadamente 27 milhões de toneladas de fertilizantes para mais de 40 países.
“A Mosaic é um exemplo de mineração moderna, eficiente e sustentável. Suas unidades são extremamente organizadas e bem estruturadas. A unidade de Catalão, em operação desde 1982, é fruto de uma iniciativa da política estadual de mineração e hoje se tornou uma referência nacional”, destacou Luiz Vessani, presidente do Sindicato das Indústrias de Mineração de Goiás e do Distrito Federal (MINDE), que também participou da visita técnica.