Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nesta terça-feira (18) quatro anuários estatísticos que reúnem dados detalhados sobre diferentes segmentos da indústria mineral brasileira, incluindo metalurgia, transformação de não metálicos, fertilizantes e minerais estratégicos.
As publicações passam a integrar a Plataforma Business Intelligence (BI) do Setor Mineral e ampliam o acesso público a indicadores técnicos considerados essenciais para decisões de governo e investimentos privados.
Os novos anuários estatísticos atualizam e sistematizam informações sobre a cadeia produtiva da mineração no Brasil. Os documentos trazem séries históricas de 2017 a 2024 e podem ser acessados na Plataforma Business Intelligence (BI) do Setor Mineral, que reúne dados públicos em painéis interativos.
A iniciativa reforça o movimento de modernização da gestão pública e de ampliação da transparência no setor. Segundo a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, “Com o uso de uma plataforma online, como o BI, os anuários oferecem uma experiência mais dinâmica e intuitiva, alinhada às tendências internacionais de transparência e uso de dados estratégicos. Nesses painéis é possível acessar e extrair informações relevantes sobre o setor metalúrgico, transformação de não metálicos, fertilizantes, além dos minerais críticos para transição energética e a segurança de barragens de mineração”, destacou Bittencourt.
O Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico reúne indicadores sobre siderurgia, ferro-gusa, ferroligas, metais não ferrosos e fundição — áreas diretamente ligadas às indústrias automobilística, de construção civil e de bens de capital. Já o Anuário do Setor de Transformação de Não Metálicos aborda segmentos como cimento, cerâmica, louças sanitárias, vidro, cal, gesso, rochas ornamentais, gemas e refratários.
A publicação sobre Minerais Estratégicos para a Transição Energética traz dados de insumos considerados essenciais para tecnologias de baixo carbono, como baterias, energias renováveis e eletromobilidade. Outro lançamento, o anuário do Setor de Fertilizantes, busca oferecer subsídios para o planejamento de políticas de segurança alimentar e redução da dependência externa.
O MME também apresentou o novo Painel de Gestão da Segurança de Barragens de Mineração, que detalha indicadores sobre estruturas monitoradas no país e se integra à Política Nacional de Segurança de Barragens.
Com os quatro anuários e o painel temático, o ministério amplia a base de dados disponível ao público e reforça a intenção de construir um setor mineral mais eficiente, competitivo e tecnicamente qualificado para enfrentar os próximos desafios da área.













