segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaMinério impulsiona movimentação nos portos do Brasil, que bate recorde

Minério impulsiona movimentação nos portos do Brasil, que bate recorde

- Publicidade -Google search engine

O minério de ferro impulsionou a movimentação nos portos do Brasil que bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano.

Ao todo, os portos públicos e privados brasileiros movimentaram 616 milhões de toneladas de produtos diversos no período. Trata-se de um crescimento de 2,4% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2021. Em comparação ao ano mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 579,1 milhões de toneladas, o desempenho é 6,38% superior.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as commodities, incluindo o minério de ferro, foram as responsáveis por impulsionar o resultado expressivo do semestre.

A maior quantidade movimentada, por produto, foi a de minério de ferro, com 172,8 milhões de toneladas — alta de 6,73%. Em seguida veio o óleo bruto de petróleo, com uma movimentação nos portos de 103,7 milhões de toneladas. Neste caso, o avanço foi de 13,28%.

Na análise mês a mês, o destaque ficou com os meses de março e maio, que registraram um aumento percentual de 11,7% e 11%, respectivamente. Isso na comparação com os mesmos meses de 2022.

Além das commodities e do óleo bruto de petróleo, o setor de agricultura também se destacou. Os percentuais mais expressivos foram da soja (87,8 milhões de toneladas e alta de 21,6%) e do milho (13,28 milhões de toneladas e alta de 40,7%).

Os dados foram obtidos com exclusividade pelo g1 e pela GloboNews e serão divulgados hoje (10) à noite pela Antaq.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -